segunda-feira, 30 de agosto de 2010

RELATÓRIO DA AULA


No dia 04 de agosto de 2010 as professoras: SUELENE GOMES ( professora titular da turma) , TEREZINHA LUZ, MARIA NADIR, MARIA DA PAZ E CLERIA VIANA realizaram na Escola Est.Profª. Aldenora Alves Correia , uma aula com a turma do 1ºano vespertino.A aula contemplou a disciplina de ciências com o conteúdo Preservação Ambiental do Planeta . Objetivamos então levar os alunos a perceber a importância da coleta seletiva do lixo para melhoria da qualidade de vida, bem como reconhecer a tecnologia no processo de transformação dos recursos naturais.
Iniciamos a aula com uma conversa informal para fazer um levantamento dos conhecimentos prévio dos alunos sobre o assunto. Foi feita a pergunta se eles sabiam sobre a origem do papel e do plástico. Logo depois partimos para a apresentação do vídeo “De onde vem o papel”. O vídeo conta um pouco da história da escrita e dos diferentes materiais que foram usados para essa função e depois descreve a produção do papel a partir do eucalipto. Fala também da produção do papel reciclado. Ao final de cada filme, os alunos foram explicando o que entenderam do vídeo. Para finalizar a aula os alunos fora sensibilizados quanto a preservação do meio ambiente por meio de atitudes simples como: cuidados com o material escolar,boas maneiras para conservar melhor o ambiente que vive. Para realização da aula foram utilizadas televisão,DVD,quadro branco e pincel.Foram utilizados pesquisas no sit http://portaldoprofessor.mec.gov.br no qual extraímos o vídeo trabalhado.
Após exploração do assunto foi percebido através das colocações dos alunos que houve construção de conhecimento. Ora visto em função da linguagem utilizada pelas professoras e ora vista pela dinâmica de apresentação e exploração do assunto. Com a utilização do recurso áudio visual a aprendizagem aconteceu de forma mais rápida, prazerosa e significativa. Acredito que o uso das TICs em sala de aula é um caminho certo a ser percorrido para se alcançar o tão almejado ensino de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário